TGS - Teoria Geral de Sistemas
1447 palavras
6 páginas
TGS - TEORIA GERAL DE SISTEMAS Surgiu da percepção dos cientistas, de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. A partir disso, Ludwig Von Bertalanffy lançou em 1937 a Teoria Geral de Sistemas. Essa teoria foi amplamente reconhecida na administração na década de 60. Foi difundida devido a necessidade de síntese e integração das teorias anteriores. De todas as teorias administrativas a Teoria de sistemas acaba sendo a menos criticada, por um motivo muito simples: A perspectiva sistêmica parece concordar com a preocupação estrutural-funcionalista típica das ciências sociais dos países capitalistas. A Teoria Geral de Sistema trouxe um novo modo de ver o mundo e também revolucionou a Ciência Computacional. Essa Ciência foi obrigada a pensar não apenas em máquinas isoladas realizando tarefas, mas sim em forma de “sistema”, em totalidade. A Teoria Geral de Sistema tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. O sistema que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente.
Características Gerais
Um sistema pode ser visto com um todo organizado ou complexo; uma combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. Churchman disse que um sistema é um conjunto de partes, coordenadas para realizar determinadas finalidades. O objetivo só cientista da administração é justamente detalhar o sistema total: seu ambiente, sua finalidade, a estrutura de seus integrantes e os recursos disponíveis para as ações do sistema. As ideias básicas da Teoria de Sistemas aplicadas à administração podem ser explicadas a partir dos seguintes aspectos:
• Homem social - Os papéis são mais enfatizados do que as pessoas em si. Nas empresas, as pessoas se relacionam através de um conjunto de papéis, variáveis distintas interferem nesses papéis. A interação de todas elas