Teoria geral de sistemas - tgs
Teoria Geral de Sistemas - TGS
Teoria Geral de Sistemas
Desde 1950 que a Teoria Geral de Sistemas (TGS) é estudada. O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, abordando as questões científicas e empíricas ou pragmáticas dos sistemas, deu os primeiros passos.
O foco de seus esforços estava na produção de conceitos que permitissem criar condições de aplicações na realidade empírica e pragmática, sob a óptica das questões científicas dos sistemas.
Muito rapidamente houve uma preocupação de integrar as premissas da TGS nas várias ciências naturais e sociais. Como resultado, a teoria tornou-se um gênero mais amplo de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, especialmente as Ciências Sociais. É claro que essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aponta para um objetivo definido: a unidade da ciência.
TGS surgiu como uma teoria dos sistemas biológicos, econômicos ou mecânicos.
Teoria Geral de Sistemas Bertalanffy ensinou:
– Interessante abordar questão do todo (sistema) – Características de um sistema observadas em outro – Aplicação em diversas áreas do conhecimento.
TEORIA GERAL DE SISTEMAS é uma teoria que tem por objetivo melhorar a compreensão sobre sistemas, podendo ser aplicada, de forma geral, a todo o tipo de sistemas. É interdisciplinar, pois para a sua compreensão e aplicação recorre-se a conceitos de Filosofia, Sociologia, Biologia, Psicologia e Administração, entre outros.
Conceitos de “Sistemas”
• É um conjunto de elementos interdependentes e intera gentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando um todo É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades.
TIPOS DE SISTEMAS:
• Quanto sua