Resumo
Entre a abdicação de D. Pedro I e a antecipação da maior idade de D. Pedro II, o Brasil passou por um dos periodos mais instaveis e confusos de toda sua história, alguns historiadores chegaram até a afirmar: ‘Se o Brasil sobreviveu ao Periodo Regencial, então ele resiste a tudo!’.
Guerra dos Farrapos ou Revolta, Revolução Farroupilha (1835-1845):
Não só foi a maior revolta do periodo regencial como também a maior guerra civil brasileira se arrastando por 10 anos e tendo chegado a proclamar duas republicas independentes. Ela ocorreu do sul do Paraná até a froteira com o Uruguai, tendo no Rio Grande do Sul o maior expoente de sua batalha. A revolta foi motivada pela desvalorização da charque (principal ração dos escravos)gaúcha, o governo central não criara nenhuma medida protecionista para que a charque do RS pudesse concorrer com a charque platina (que era mais barata e de melhor qualidade).Liderados por Bento Gonçalves e Giusseppe Garibaldi (herói da unificação italiana que abdicou do seu poder lá para evitar uma guerra civil entre republicanos e monarquistas) os farroupilhos declarararam independente a República de Pirantini e Juliana.
Cabanagem (1835-1840): com a derrota dos liberais exaltados, ou progressista no Pará, o governador foi indicado pelo RJ, a maioria da aristocracia local não aceitou o fato. Temendo uma revolta o RJ mudou o governador, mas este também não agradou, os paraenses queriam no poder um progressista paraense, como isso não ia acontecer pelo governo geral estar sendo controlado por regressistas acabou que Rodrigo Lobo de Souza foi escolhido como governador e não aceitou ser retirado do poder pelos aristocratas e já assumiu com mão de ferro contra os aristocratas locais.
Balaiada (1838-1841):
Ocorreu no Maranhão e posteriormente se alastrou para o Piauí e foi um conjunto de revolta que posteriormente foi chamada de balaiada. Foi marcada pela inusitada proclamação de um lider do quilombo maranhense que se auto