TGE - teoria geral do estado
ALUNA: ISABEL CRISTINA PEREIRA GONÇALVES
MATRÍCULA: 600505741 / TURMA: N3
PROFESSORA: LARISSA / TEORIA GERAL DO ESTADO
VT INTEGRADA
SÍNTESE LITERÁRIA DA OBRA “A LUTA PELO DIREITO” DE RUDOLF VON IHERING
Venho agora, através deste, falar, abordar, analisar a obra literária “A luta pelo direito” do escritor Rudolf Von Ihering.
Está obra enquadra-se na escola jurídica denominada jurisprudência dos interesses que ao tratar do direito, enfocavam sob o olhar da sociologia, caracterizando assim como fato social, já que seria produto da sociedade dos homens e não das leis emanadas dos soberanos. Deixando clara a sua divergência quanto ao pensamento da jurisprudência dos conceitos, que teria um fetiche pela norma, deixando os elementos sociais fora do estudo da Ciência Jurídica.
A obra de Ihering está dividida em prefácio e mais cinco capítulos, não sendo cada capítulo drasticamente diferente do anterior. Somente com suas peculariedades sobre o assunto.
No prefácio, o autor remete as fraquezas, e covardias humanas quando ignora seus direitos, e não luta para consagrá-los: “Todo aquele que, ao ver seu direito torpemente desprezado e pisoteado, não sente em jogo apenas o objeto desse direito, mas também sua própria pessoa, aquele que numa situação dessas não se sente impelido a afirmar a si mesmo e ao seu bom direito, será um caso perdido, e não tenho o menor interesse em converter um indivíduo desse tipo”.
O autor não prega acima de tudo a discórdia entre as pessoas e que no direito só há a hipótese do vencedor e do vencido, mas pelo contrário, a luta do direito engloba a paz social pautada num respeito à todos os seres humanos.
O determinismo do direito é a paz, e o meio para se chegar à paz é a luta. E a luta é imprescindível do direito, pois o mundo vive em constante ameaça à injustiça, portanto, enquanto houver humanos, haverá a luta pelo direito que é a paz. O direito em si é força viva, por isso representada por uma