Tga- Teoria neoclassica
A Teoria Neoclássica surgiu de um novo contexto de crescimento das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários, diretores e, principalmente, gerentes) em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas.
Modelo do homem: ‘’ O homem administrativo’’
O foco principal passa a ser o alcance dos objetivos das organizações.
A principal referencia da neoclássica é Peter Drucker, mas também incluiu outros autores.
A teoria neoclássica aborta quatro funções: planejamento, organização, controle e direção.
Origens
Mudanças ocorridas nas organizações
Atualização nos fundamentos da teoria clássica. Essa atualização juntou as teorias das relações humanas, burocrática e comportamental.
As características da teoria clássica segundo Chiavenato, são:
1. Ênfase na pratica da administração: a busca de resultados concretos
Os autores neoclássicos procuram desenvolver seus conceitos de forma prática, utilizável, visando principalmente a ação administrativa, também objetivando resultados concretos e mensuráveis.
2. Reestruturação dos postulados clássicos
Como uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração, os Neoclássicos retomam os aspectos da Teoria Clássica adaptando-os a uma nova realidade de acordo com a conjuntura da época.
3. Ênfase dos princípios gerais da Administração
Os princípios gerais como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados
É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada. Contrapondo a Teoria Clássica que preconizava a máxima eficiência, a Teoria Neoclássica busca a eficiência ótima através da eficácia.
5.