Tga - projeto das organizações
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II
Questões para discussão (Respostas):
01 – A autoridade racional-legal baseia-se na crença dos funcionários quanto à legalidade das normas e no direito dos promovidos a cargos de autoridade de emitirem ordem. A autoridade racional-legal é a base para a criação e o controle da maioria das organizações do governo, e é a base mais comum de controle das organizações de todo o mundo.
Autoridade tradicional é a crença das tradições e na legitimidade do status do povo exercendo autoridade por meio das tradições. A Autoridade tradicional é fundamento de controle das monarquias, igrejas, e de algumas organizações da América Latina e do Golfo Pérsico.
Autoridade carismática é baseada da devoção relacionada ao caráter exemplar ou heroísmo de uma pessoa e a ordem por ela definida. As organizações militares revolucionárias são muitas vezes baseadas no carisma de um líder, como são as organizações norte-americanas lideradas por mais de um tipo de autoridade, de longa tradição. O carisma especial de um líder pode existir nas organizações atuais, mas a autoridade racional-legal é a forma mais ampla usada para dirigir as atividades internas de trabalho e as decisões, sobretudo nas organizações de grande porte.
É possível estabelecer dentro do tipo de organização pontos que flertam com cada tipo de autoridade.
02 – Há padronização nas grandes empresas, que muitas vezes são mecanicamente operadas de forma complexa. As grandes organizações, depois de estabelecidas, podem representar fatores que podem estabilizar o mercado por anos.
Características das grandes empresas: Economia de escala; alcance global; hierarquia vertical, mecânica e complexa; mercado estável; homem na organização.
Características das pequenas empresas: Agilidade e flexibilidade, alcance regional, estruturas enxutas, empresários que buscam nichos de mercado.
03 – O tamanho da organização pode ser definido