Tga administração
A teoria administrativa tem pouco mais de cem anos, sendo um produto típico do século XX. O começo da década de 1990 marca o surgimento da era da informação, graças ao tremendo impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação.
A tecnologia da informação (TI) - invade a vida das organizações e das pessoas provocando profundas transformações. A era da informação trouxe o conceito de escritório virtual ou não-territorial. A Empresa enxuta foi decorrência da mesma idéia aplicada ao materiais em processamento e à inclusão dos fornecedores como parceiros no processo produtivo. A TI permite a compreensão do tempo. As comunicações tornaram-se móveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente.
O Just-in-Time (JIT) foi o resultado da convergência de tempos reduzidos no processo produtivo. A informação em tempo real e on-line permite a integração de vários processos diferentes nas organizações e passaram a ser a nova dimensão temporal fornecida pela TI.
A TI modifica profundamente o trabalho dentro das organizações e, principalmente, fora delas. A ligação com a Internet e a adoção da Intranet e redes internas de comunicação intensificam a globalização da economia através da globalização da informação.
Com todas essas conseqüências, a tecnologia passa a constituir a principal ferramenta ou instrumento a serviço do homem e não mais a variável independente e dominadora que impunha condições e características tanto à estrutura como ao comportamento das organizações, como ocorria nas duas eras industriais anteriores.
A administração em uma economia globalizada torna-se um artigo de primeira necessidade e não é mais possível implementar estratégias de terceira geração (para enfrentar os desafios da era da informação) em estruturas empresariais de segunda geração (concebidos na era neoclássica), com executivos de primeira geração (treinados para trabalhar na era