administração tga
PARTE 1: Introdução à teoria Geral da administração
PARTE 2: Os primórdios da administração
Teoria Geral da Administração
Durante a maior parte de nossas vidas, somos membros de alguma organização: uma faculdade, uma equipe de esporte, um grupo de música ou teatro, uma organização religiosa ou cívica uma empresa. Algumas organizações, como exército e as grandes corporações, são estruturadas de modo muito formal. Outras, como um time de basquete da vizinhança, tem uma estrutura mais informal. Mas todas as organizações, formais e informais, têm vários elementos em comum.
As organizações também devem adquirir e destinar os recursos necessários para alcançar seus objetivos. Todas as organizações são compostas por pessoas e dependem de outras organizações para obter recursos de que precisam – como, por exemplo: os fabricantes devem manter contato com os fornecedores.
Todas as organizações têm também líderes com a responsabilidade de ajudá-las a alcançar seus objetivos. Esses líderes - um treinador, um maestro, um executivo de vendas – podem ser mais óbvios em algumas organizações do que em outras, mas, sem uma administração eficaz, é provável que a organização fracasse ou não consiga o resultado que poderia conseguir.
Robert L. Katz, professor e executivo de empresa, identificou três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Todo administrador precisa das três (em proporções diferentes, dependendo do nível hierárquico).
●Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.
●Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.
●Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo