TG trabalho em grupo
A importância do conhecimento de historia da educação e política e organização básica para a formação do pedagogo
O Pedagogo competente
Caroline Gonçalves Antunes
RA 1446664
Polo: Cerquilho
O Pedagogo Competente
Vimos no texto estudado vários pontos a serem observados, vamos analisar alguns deles. Primeiro é útil compartilharmos as palavras de certa enciclopédia sobre o significado da palavra Pedagogo, é um educador profissional da
Pedagogia, tal como o pegagogista, capaz de atuar em espaços escolares e não escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo apresentado pelo pedagogista.
O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia aquele que conduz. Segundo Ghiraldelli
Júnior, o Pedagogo era o condutor da criança. Era ele, um paternal do jovem, quem guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber.
Tendo em vista estas palavras, já que é quem atua na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento, atua também como preceptor, mestres e guia conhecer a história da educação, política e organização básica deve fazer parte da formação de um pedagogo de excelência. Somos uma sociedade constituída por costumes e culturas diferentes, assim sendo temos histórias diferentes carregamos conosco muitos detalhes que devem ser levados em consideração em nosso aprendizado. A historia da educação para nos pedagogos nos fará analisar o que podemos como estudantes fixos do aprendizado aprender e colocar em pratica em nosso dia a dia em sala de aula.
As diretrizes e parâmetros da educação são baseados no que foi trabalhado antes, ou seja, na "História". A partir desta historia que são possíveis mudanças. Em nossa historia não se existia um conceito correto sobre educação infantil, pensava-se que creches, por exemplo, eram apenas "