TG PEDAGOGIA
Uma pessoa com habitos de leitura possui autonomia cognitiva, ou seja esta preparada para aprender por si mesma durante toda sua vida, principalmente nesta epoca de mudancas vertiginosas onde os conhecimentos envelhecem rapidamente, é fundamental ter um habito de leitura que nos garanta ter conhecimentos frescos e atualizados, que nos trasnforme laboral e academicamente mais eficientes e competentes. Ter uma fluida compreensao leitora ou simplesmente possuir um habito leitor, hoje em dia é algo mais que ter um passa tempo digno de elogio, é garantir um futuro de geracoes que neste momento se estao formando em salas de aula.
A leitura quando bem estimulada desde a infancia,deve ser entendida como alimento, para as necessidades psíquicas que, como todas as demais necessidades básicas, devem ser cuidadas, sejam elas físicas ou emocionais. A importância da palavra, a importância da voz materna (que tem na leitura uma de suas formas de transmissão) desde o período de gestação e durante os primeiros meses de vida, desempenham um papel determinante na formação na primeira infância.
É importante ressaltar que a leitura deve estar fundamentada na realidade de cada individuo e unido a este aspecto deve-se considerar em seguida o professor como uma importante fonte que influi nessa apropiacao.
Infelizmente nas escolas publicas uma grande maioria de estudantes se encontram imersos em ambientes desalentadores devido a falta de recursos, estruturas e situacoes de risco, encontrando-se a docentes sem animo de ensinar e carentes muitas vezes de informacao teorica, entre outras coisas, pelo tanto, faz-se urgente que a escola e seus atores deixem de formar unicamente por formar, é importante que a escola e o professor se convensam da funcionalidade social da leitura, já que um bom leitor tambem sera um