TG - Estudos Disciplinares III Comunicação e Expressão
Aluno(s):
Camila Cavalcante de Melo RA 1422410
POLO
Santa Barbára d’ Oeste - SP
24-09-2014
Letras 2014
TRABALHO EM GRUPO (TG) PROFESSORA: Cielo FestinoPergunta: Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
O texto nada mais é que a relação entre um plano de conteúdo e um plano de expressão, podendo ele ser apresentando como texto verbal, não verbal e sincrético. Como estratégia de leitura devemos analisar o plano de conteúdo, que estaria ligado ao significado do texto, e no plano da expressão seria a manifestação do conteúdo em forma não verbal.
Esse trabalho tem como objetivo esclarecer qual a relação entre “conteúdo e expressão” em termos de percurso de olhar. Considerando-se que esses dois termos estão intrinsicamente ligados.
O conceito de junção entre esses dois elementos vem da linguística estrutural de Louis Hjelmslev (1899-1965), de acordo com o autor “uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é conteúdo senão porque é o conteúdo de uma expressãoComo comunicação não verbal, a arte e a pintura é um campo fértil para esse tipo de análise. Foi escolhido para essa análise duas obras do mesmo pintor Ferdinand Hodler, e é interessante observar que o mesmo pintor utilizando sempre a mesma estilística fica evidente o plano de conteúdo e o plano de expressão.
"Der Tag" - "O Dia"
Na pintutra "Der Tag" ("O Dia") de Ferdinand Hodler podemos ver um claro exemplo de estilo linear.O traçado é feito por linhas, próprio do classicismo. As mulheres são esguias, seguindo o padrão de beleza da época. A cultura é figurativizada nos arranjos dos cabelos. A natureza se nota presente na água, nas plantas e no verde presente na pintura.
"Die Nacht" - "A Noite"
Já na pintura "Die Nacht" ("A Noite"), também de Ferdinand Hodler, temos o mesmo estilo linear, corpos esguios, o nú assim como na primeira pintura não representa o