TG Estudos Disciplinares II
TG
Aluno(s):
Sandra C. de S. Martins RA 1408896
Jair da Silva Martins RA 1408932
POLO
Rondonópolis-MT
2014
TG – Trabalho em grupo
Professor: Flavio Celso Muller Martin Este TG aborda uma empresa brasileira que é frequentemente citada como exemplo de internacionalização. A WEG S.A. é uma empresa brasileira com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, a WEG atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.
Questão: A Weg está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos e serviços voltados para o mercado empresarial/ industrial. Ou seja, os clientes da Weg são empresas, e não pessoas físicas. Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-to-consumer, como chocolates, absorventes higiênicos femininos e consoles de videogames. Entretanto, o texto sobre investimento na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”. Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negócios B2C?
Resposta: WEG e os negócios B2C Esta é uma historia de empreendedorismo que começou no ano de 1961 com um eletricista, um administrador e um mecânico que com garra conseguiram o sucesso. Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Wegnighaus se uniram, surgindo assim a WEG que nada mais é do que as iniciais do nome de cada um. O que começou com um pequeno negócio, hoje conta com fabricas em 12 países, seus produtos estão presentes em 135 países. A WEG conta com um diretor internacional chamado Celso Vili Siebert, segundo ele o mercado externo é complexo e cruel, não permite experiências, precisa ter consistência. Como qualquer outra empresa, passou por