Tfge - resumo
Introdução
As primeiras noções de calor foram descoberta pelo homem das cavernas, que usava o mesmo para se aquecer durante a noite, porém a mulher das cavernas deixando alimentos sobre o fogo descobriu que os alimentos que ficavam aquecidos pelo calor ficavam mais comestível e com melhor digestão. Nem sempre acertamos quando lidamos com o calor e com o frio, pois um ferro em brasa e um pedaço de gelo seco podem causar a mesma sensação na pele do homem.
Termômetros
Foi Galileu Galilei em 1592, quem teve a primeira ideia de fazer um instrumento que medisse a temperatura, ele utilizou um frasco com gargalo estreito colocando agua colorida nele e em seguida colocou de boca pra baixo em uma tigela com a mesma agua do gargalho e viu que ao aumentar ou diminuir a temperatura da agua o líquido subia e descia no gargalo, este instrumento ficou conhecido com termoscópio. Mas o pesquisador Ray quis modificar a ideia de Galileu. Duque Fernando de Toscana foi o pesquisador que fez o termômetro propriamente dito, isso em 1635, ele utilizava álcool. Mas em 1640 os estudantes da Academia Lincei construíram um protótipo do termômetro moderno utilizando o mercúrio. O termômetro usado atualmente levou cerca de meio século para sua criação completa.
Lei dos gases
Robert Boyle que trabalhava em Oxford fez a lei conhecida como a lei de Boyle, ela declara que o volume de uma quantidade qualquer de gás a uma determinada temperatura é inversamente proporcional à pressão a que ele é sujeito. Passando-se quase um século um francês chamado Joseph GayLussac encontrou outra lei importante sobre os gases aquecidos que explicita que a pressão de qualquer gás contido em determinado volume aumenta em 1/273 de seu valor inicial para cada grau centígrado de temperatura, essa lei também é conhecida como lei de Charles.
Termômetro de Gás
Este tipo de termómetro utiliza um gás como fluido termométrico. É constituído por uma massa fixa de gás num volume