Biomarcadores
Biomarcadores na Nefrologia
Editor
Hugo Abensur
Professor Livre-Docente de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Este primeiro e-book da Sociedade
Brasileira de Nefrologia trata a respeito dos biomarcadores na nefrologia. Segundo o I nstituto Nacional de Saúde norte americano, biomarcadores são definidos como indicadores quantitativos de processos biológicos ou patológicos empregados para fins de diagnóstico ou de monitoração da terapêutica. O problema da avaliação do estado volêmico de pacientes com DRC, isto é a determinação do chamado “peso seco” dos pacientes em programa de hemodiálise é um desafio diário na vida do nefrologista e neste livro o leitor encontrará uma discussão ampla e profunda de como abordá-lo.
Neste livro constam ainda 3 capítulos que tratam de novos biomarcadores de 3 importantes complicações da DRC: a anemia, doença mineral óssea e a inflamação. Como, p or exemplo, a hepcidina um peptídeo p roduzido no fígado que interfere na absorção intestinal de ferro e na mobilização de ferro de seus estoques.
Este tema foi escolhido, pois novos biomarcadores estão sendo disponibilizados na área de nefrologia e foram destacados renomados colegas para apresentá-los à comunidade nefrológica brasileira.
A creatinina tem sido utilizada como b iomarcador de doença renal crônica
(DRC) e injuria renal aguda (IRA). Mas é de conhecimento geral que a creatinina é um marcador que se eleva tardiamente no sangue de pacientes portadores destas condições clínicas. Neste livro os leitores irão encontrar os últimos resultados dos estudos que buscam marcadores alternativos para o diagnóstico precoce de DRC e IRA.
O sumário de urina, rico em biomarcadores, é discutido no último capítulo desta edição, mas é importante salientar que ele é ainda e será por muito tempo o primeiro exame a ser solicitado pelo nefrologista.
As g lomer u lop at i as qu as e que
invariavelmente