Aps _pontes e estruturas

2259 palavras 10 páginas
Edson Teruo Kuwabara - RA: B464CH-6
Felipe da Silva Lopes - RA: A95FCF-7
Jeronimo Jose Guedes - RA: B215HE-8
Rodrigo Custódio Ferreira - RA: B44GDA-5

PONTES
ESTRUTURAS

Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de TFGE ministrada pelo professor Júnior do Curso de Engenharia da
Universidade Paulista – UNIP, São José dos
Campos.

UNIVERSIDADE PAULISTA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2012

RESUMO

Desde tempos remotos que o homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. O objetivo desta pesquisa é identificar e classificar os diversos tipos de

estruturas utilizadas pelo homem para a construção de pontes na atualidade. O conhecimento adquirido, no decorrer desta pesquisa será aplicado no projeto de construção da ponte de macarão; previsto para semana de engenharia da UNIP.

01
1 INTRODUÇÃO
O projeto de uma ponte ou grande estrutura é o produto de processo criativo constituído de uma sequencia de alternativas, onde cada uma procura melhorar a anterior, até que se atinja uma solução suficientemente boa para ser construída.
Esse processo parte das condições locais, onde a obra deve ser implantada (topografia, geologia, condições climáticas, tráfego, etc.)

e considerando os materiais e as técnicas

construtivas disponíveis, os tipos estruturais e as teorias conhecidas, procura criar uma obra que atenda as funções previamente definidas, com uma série de qualidades especificadas.
Assim, é preciso que a obra, além de atender as funções para que foi construida, seja suficientemente segura, econômica e estética.
Entende-se aqui por segura a obra que tem probabilidade aceitável de manter suas características ao longo da vida útil e que

Relacionados