Textos
Ricardo A. Souza da Silva
Introdução
O tema principal sob foco dos textos lidos é o comportamento governado por regras, visto de diferentes perspectivas e possibilidades de análise. Alguns textos abordam o assunto a partir de métodos e pesquisas experimentais, onde o objetivo é entender e determinar o responder de alguns indivíduos diante a situações em que o responder seguindo a regra diminui a taxa de reforçamento. Outros textos conceituam o termo regra para a análise do comportamento, mostrando como essa abordagem científica entende a regra e seus subprodutos. Por fim chegamos aos textos práticos (clínicos), que revelam os problemas do seguir (ou não) regras, num contexto psicoterápico.
Esse texto tem como objetivo unir e articular o diálogo entre tais textos, mostrando como eles podem se complementar e colaborar numa aquisição mais ampla do entendimento de regras.
Conceito
Podemos entender a regra como a descrição verbal de uma contingência (que pode ser uma descrição completa, ou incompleta), e outra condição para considerarmos tal descrição como regra é a alteração da probabilidade de emissão de um comportamento (Sd). (NICO, 199)
As consequências que o seguimento da regra produz podem ser diretamente produzida pelo seguimento da mesma, ou consequenciada pelo próprio emissor da regra (nesse caso podemos estar falando de controle social no seguimento da regra). (NICO, 199)
A regra pode ser do tipo conselho, se a consequência produzida pelo seu seguimento são as mesmas que poderiam modelar o comportamento sem a necessidade da regra. Estímulos aversivos acabam por garantir o seguimento da regra em algumas situações. Um conceito importante de se discutir é o de "insensibilidade a contingências", um termo polêmico, mas que evidencia o fato de contingências mudarem, porém a resposta de seguir a regra não sofre alteração diante essa modificação ambiental. (NICO, 199)
Experimentos
Vários