Textos Sobre Eventos
Texto 01. A Era do Saber em Eventos: Momento de Aprender, Reaprender e Trocar Experiências
Depois da realização de um estudo histórico, foi possível detectar que a atividade de eventos acompanhou e ainda acompanha a evolução da humanidade, quebrando certos paradigmas, paradoxos e arquétipos.
Os profissionais de áreas como comunicação, administração, marketing, turismo e hotelaria – que são áreas nas quais são fontes multidisciplinares da atividade de eventos – formaram o perfil do OPC – Organizador Profissional de Eventos. Mas somente na década de 90, o mercado se conscientizou da latente prerrogativa de criar cursos específicos, visando atender ao boom da atividade. Hoje, há inúmeras opções de serviços e cursos nesta área. Tal comportamento do mercado é resultante da elevada exigência profissional do setor, em decadência do amadorismo, tendo em vista a sua relevância na economia nacional e mesmo mundial.
Os profissionais de eventos não só apresentam a competência da vivência, mas um somatório de habilidades que incluem o ingresso ou até mesmo o retorno às salas de aulas. O aprendizado coletivo ganha ares de benchmarking individual, estimulando a troca de experiências, marketing de relacionamentos e identificação de novas parcerias.
Todos os profissionais de eventos deveriam investir em seu aperfeiçoamento e integrar-se a um grupo que busca no acúmulo do saber, afinal, quando falamos em eventos, há um universo ilimitado a ser explorado e conquistado.
Texto 02. Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos –Livro Turismo, Hospitalidade e Eventos – Edit. Viena.
O turismo de negócios e eventos pode ser compreendido como conjunto de atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos diversos setores da atividade comercial ou industrial ou para conhecer mercados, estabelecer contatos, firmar convênios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços, segundo Andrade