textos para educaçao fisica
O corpo possui um conjunto de processos incrivelmente complexos para atender às necessidades dos músculos. Todos os sistemas de corpo são acionados. Nesse artigo, veremos como o corpo reage ao exercício vigoroso e como ele afeta os músculos, a circulação sanguínea, a respiração e o calor corporal. Você também verá como melhorar essas respostas através do treinamento.
A reação do corpo ao exercício
Qualquer tipo de exercício aciona diversos músculos. Corrida, natação, musculação, qualquer atividade que você imaginar usa diferentes grupos musculares para gerar o movimento. Quando você corre ou nada, seus músculos trabalham para acelerar o corpo e mantê-lo em movimento. Na musculação, os músculos trabalham para mover pesos. Exercício significa atividade muscular.
À medida que você usa seus músculos, eles exigem uma resposta do restante do corpo. No caso dos exercícios físicos intensos, alguns sistemas do organismo concentram-se em ajudar os músculos a fazer seu trabalho – enquanto outros “param”. Por exemplo, o coração bate mais rápido para bombear mais sangue para os músculos, enquanto o estômago reduz seu funcionamento para não desperdiçar uma energia que os músculos podem utilizar.
Quando você se exercita, seus músculos agem como motores elétricos, recorrendo a uma fonte de energia para gerar força. Um motor elétrico, por exemplo, absorve energia da eletricidade. E seus músculos são motores bioquímicos, que usam uma substância chamada adenosina-trifosfato (ATP) como fonte de energia. Durante o processo de “queima” da ATP, seus músculos precisam de três