Textos Liter Rios
Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objectivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor. De acordo com a classificação de textos, existe a divisão entre duas categorias: textos literários e textos não literários.
O texto para ser considerado literário precisa ter uma elaboração peculiar e especial ao referir-se aos fatos presentes no texto. Nesses textos é possível perceber traços que não existem nos não literários. Para ser chamado de literatura, o texto precisa ter uma linguagem bem elaborada, de modo que ela seja artística, e o universo descrito até então é desconhecido do leitor, pois faz parte apenas do universo imaginário, entretanto, sem perder sua interacção com o mundo real.
2. Textos narrativos
A narração é um dos géneros literários mais fecundos, portanto, há actualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crónica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros. O principal objectivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objectivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objectivos perde todo o seu valor.
Narração
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
O texto narrativo é baseado na acção que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Narratividade é o modo de ser da narração.
3. Categorias da narrativa
Acção
-Acção (intriga)
1.1 Central- Constituída pelos acontecimentos principais
1.2 Secundária- Constituída pelos acontecimentos secundários que contribuem para a valorização da acção central; permite