texto
Peter Lynch: conheça o investidor que dominou o mercado financeiro seguindo regras simples e básicas
Por: Andréia Santos
Tamanho da fonte
Em 1944, nasceu no estado de Massachusetts, costa leste dos Estados Unidos, Peter Lynch, um dos investidores mais bem sucedidos do planeta. Se você nunca ouviu falar dele, saiba que conhecer esse personagem e, principalmente, seus conselhos, pode ser muito interessante para os seus próprios investimentos.
A história de Lynch começou em um terreno que pouco tem a ver com o mundo das ações, um campo de golfe. Enquanto carregava os tacos de grandes executivos que apreciavam o esporte, ele viu seu futuro mudar completamente. Isso porque escutava muitas conversas a respeito dos movimentos do mercado acionário, inclusive de investidores que trabalhavam para o fundo Fidelity.
Ao sair do campo de golfe, foi exatamente para o Fidelity Investments e para a Universidade de Boston que Lynch rumou. A faculdade foi interrompida por dois anos – período em que ele serviu nas Forças Armadas, e, ao retornar para o fundo, se tornou analista de investimentos.
Cifras bilionárias
A ascensão pode parecer grande para um jovem de apenas 25 anos de idade, mas Lynch foi ainda muito mais longe. Em 1977, aos 33 anos, ele foi nomeado gerente do fundo mútuo Fidelity Magellan e ali alcançou resultados extraordinários – quase inacreditáveis – até sua aposentadoria, em 1990.
Quando assumiu tal posição, o fundo possuía um patrimônio de aproximadamente US$ 18 milhões. Ao deixar o cargo, os ativos do Fidelity chegavam à ordem de US$ 15 bilhões, valor que o transformou no maior fundo monetário do mundo.
O caminho das pedras
Talvez você se pergunte que estratégias Peter Lynch adotou para chegar a esse resultado. A resposta é fácil: ele se baseou em princípios simples, como investir em ações de segmentos e empresas que já conhecia. É isso mesmo. Lynch fez fortuna seguindo idéias básicas e o conceito do growth investing, ou