texto
-Situação periférica do país, a qual submete o nível das universidades ao simples fato de apropiar-se do pensamento clássico e o reproduzi-lo.
-Patrimonialismo é a questão a qual as esferas públicas e privadas não estão delimitadas e acabam por se misturar. Desse forma, essa questão, que segundo Weber é intrínseca aos modelos orientais, acaba por ser marca do Brasil na sua trajetória defeituosa.
-A física dos interesses (livre manifestação dos interesses) pode quebrar a tradição metafísica brasileira.
-No Brasil coexistem a modernidade capitalista brasileira, com a patologia criada a partir da não-ruptura com o passado, deformando o país na medida em que ocorre o choque entra o Estado de arquitetura liberal com o instituto da escravidão e com a organização social do tipo patrimonial.
Max Weber e a Ideia de Sociologia Econômica, Richard Swedberg
-O Estado, para Weber, possui cinco funções básicas, das quais três são ligadas ao sistema legal, sendo elas: a promulgação de leis, proteção dos direitos adquiridos e a segurança do indivíduo e da ordem pública.
-O direito faz a ponte entre as ideias e a realidade, contituindo a essência da ordem normativa na sociedade.
-Fenômenos da ação social -> Uma ação regular (USO) repetida por muito tempo (COSTUME), criará um curso pretendido para um agrupamento de indivíduos (CONVENÇÃO), o qual os indivíduos daquele grupo devem seguir porque ao se desviar do norte estabelecido estarão sujeito a coerção.
-Sobre o direito e a dominação, sociedades tradicionais só estão aptas a obedecerem aquilo que já lhe é familiar ou deriva estritamente do conhecido, enquanto no âmbito carismático, ocorre subjulgação das leis tradicionais, tornando a justiça carismática individual e irracional. Já na dominação legal, um governante é obedecido porque respeita a lei bem como ascendeu de acordo com ela.
-Jurisprudência--> preocupa-se com o que deve acontecer