Funões Mentais Superiores
Sensação é a operação que possibilita levar ao cérebro informações relativas a fenômenos que acontecem no mundo exterior. Sem ela nenhuma atividade física ou mental seria possível.
O homem se relaciona com o meio ambiente utilizando os órgãos dos sentidos através da sensação.
CONCEITO DE PERCEPÇÃO
Alguns estudiosos definem a percepção como um processo de transferência de estimulação física em informação psicológica; "processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência".
Por meio da percepção, a pessoa interpreta os fenômenos do mundo que a cerca, interpreta também os fenômenos de seu mundo (mundo interior) e a posição que ela ocupa no espaço. Por exemplo: a percepção nos permite desviar de móveis e objetos (mesa, cadeiras, postes, árvores) quando o ambiente está escuro, apenas enxergando seu vulto.
Enquanto a sensação depende do estímulo e da capacidade do indivíduo de registrá-la, a percepção depende de acontecimentos registrados anteriormente na memória.
ESTUDO DA SENSAÇÃO
Destacam-se três tipos de sensação:
a) Interoceptativas: permitem o cérebro tomar conhecimento do que acontece nos órgãos internos. Em geral são menos precisas e conscientes, nem sempre possibilitam identificar o que, de fato ocorre.
Essas sensações podem manifestar de diferentes maneiras como a fome, calor, frio, desconforto. O indivíduo aprende seu significado por meio da experiência, elas têm grande importância para o entendimento da saúde interna do organismo. Sensações interoceptativas não conscientes podem manifestar-se muito cedo e expressam-se de diferentes formas. Uma de são os pressentimentos: sensações relacionadas com fenômenos tidos como ainda não manifestados ou acontecidos.
b) Proprioceptivas: são sensações que possibilitam ao cérebro tomar conhecimento do movimento do corpo no espaço e de sua posição em relação a outros corpos.
c) Exteroceptivas: essas