Texto e suas caracteristicas
Sentido Amplo:
“É toda e qualquer unidade significativa.neste sentido falamos em texto musical,em texto gestual, em texto cinematográfico etc e, consequentemente, em leitura ou leituras desses textos. Assim lemos com todos os nossos sentidos: com aqueles já “rotulados” pela ciência de agora e com aqueles ainda não catalogados, porém percebidos. Da visão ao sexo, da razão à emoção, o homem é, em si, um instrumento de leitura. E é assim que ele começa a ler o mundo e a conceber os mundos textuais. E, através da peculiaridade de suas leituras, constrói a sua individualidade e se concebe como SER”.
(Macedo,1993)
Sentido Restrito:
“Texto é uma unidade linguística, concreta (perceptível pela visão ou audição) que é tomada pelos usuários da língua, em uma situação de interação comunicativa específica, como unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independente de sua extensão.” (Koch e Travaglia, 1999)
“Texto é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.” (Val, 1993)
SUPERESTRUTURA
MICROESTRUTURA
NARRATIVO
DESCRITIVO
DISSERTATIVO
COESÃO
A coesão colabora com a coerência, porque os conectivos ajudam a dar o sentido à união de duas ou mais ideias: alternância, conclusão, oposição, concessão, adição, explicação, causa, consequência, temporalidade, finalidade, comparação, conformidade, condição, etc.
MACROESTRUTURA
COERÊNCIA
“A COERÊNCIA não está no texto, não nos é possível apontá-la, destacá-la, sublinhá-la ou coisa que valha, mas somos nós, leitores, em um efetivo processo de INTERAÇÃO COM O AUTOR E O TEXTO, baseado nas pistas que nos são dadas e nos conhecimentos que possuímos, que construímos a coerência.” “A COERÊNCIA diz respeito ao modo como os elementos subjacentes à superfície textual vêm a constituir, na mente dos interlocutores, uma configuração veiculadores de