caracteristicas do texto argumentativos
Nome:
Iana Conceição Santana
Serie: 7°C Número: 13
Escola: E.E.Ângelo Campo Dall’Orto
Disciplina: Português
Dia de Entrega: 01/11/2013
Textos argumentativos
Oque são textos argumentativos?
O TEXTO ARGUMENTATIVO
Muitas pessoas confundem o texto dissertativo com o argumentativo. Mas eles não são a mesma coisa. Cada um tem características próprias. O texto dissertativo, por exemplo, expõe um fato, uma opinião sem o propósito de combater. Já o texto argumentativo tem o objetivo de persuadir, influenciar seu público leitor ou ouvinte. Além disso, esse texto busca combater uma tese, uma opinião ou fato. E esse combate se dá por meio de uma linha de raciocínio lógico e uma apresentação de razões convincentes.
A base de um texto argumentativo é o resultado da conjunção da consistência do raciocínio e da evidência das provas. Essas provas podem ser:
Fatos, que devem ser notórios para melhor provarem a tese do argumentador;
Exemplos;
Ilustrações: que é um exemplo alongado em "narrativa detalhada e entremeada de descrições" (Garcia, 1992, p. 372). As ilustrações podem ser de dois tipos: a) hipotéticas: servindo para dar mais vida à argumentação sobre temas abstratos; b) reais: sendo mais convincentes que as hipotéticas, elas valem por si mesmas como prova. Devem ser objetivas e claramente relacionadas com a proposição.
Dados estatísticos;
Testemunho: que é o intermédio de um terceiro.
Segundo Garcia (1992), a argumentação pode ser informal ou formal. Quanto ao primeiro caso, o autor diz que é mais comum na linguagem falada, daí a sua informalidade.
A argumentação informal estrutura-se em 4 estágios.
No primeiro, deve haver proposição, que pode ser uma declaração, tese ou opinião.
No segundo estágio, há a concordância parcial por parte do argumentador em relação à proposição. É possível introduzir a concordância parcial através de expressões do tipo:
"É verdade que em