caracteristicas de texto
Não há fórmulas mágicas para se produzir um bom texto. A competência textual e discursiva resulta da prática. Ler e escrever ainda é o melhor exercício para quem pretende se expressar com um mínimo de competência e eficácia.
Em contrapartida, há algumas técnicas que, quando utilizadas com eficiência, podem facilitar o trabalho de quem escreve.
O primeiro passo a ser tomado por quem escreve é definir o tipo de texto com o qual irá trabalhar, buscando dar à mensagem um formato que a torne atrativa ao leitor. A técnica consiste em definir que gênero textual(narrativo, argumentativo, opinativo etc) é apropriado ao propósito que se tem em mente. Feito isso, basta adequar o conteúdo à forma e as chances de obtenção de êxito serão grandes.
A partir de hoje, a cada quinzena, o nosso site abordará um aspecto da produção textual para que você possa tomar conhecimento de algumas técnicas que poderão melhorar sua competência discursiva. Mas (não se esqueça), essa também dependerá de sua competência textual, por isso jamais abandone o hábito da leitura.
Iniciaremos esta nossa seção de dicas falando, um pouco, sobre coerência e coesão textual.
A coerência textual - é resultado da articulação das idéias de um texto; diz respeito à estruturação lógico semântica que faz com que numa situação verbal palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.
Exemplo:
E agora, José?
A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta? e agora, José?
Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca,