Texto sobre temática do filme O Jornal
TEXTO SOBRE TEMÁTICA DO FILME “O JORNAL”
PROFESSOR MARCOS SANTUÁRIO
INTRODUÇÃO AO JORNALISMO – 3NA
NOVO HAMBURGO, 2013.
O filme passa na cidade de Nova York, sendo sua maior parte do tempo em um jornal da cidade. O mesmo mostra a realidade de um grande jornal, as diversas funções, às submissões aos chefes, a forma como tudo ocorre lá, a pressão para que consigam a melhor notícia, melhor capa, para serem melhores que os concorrentes. Mostra a corrida contra o tempo, o pouco tempo disponível para dedicação à família. Que a pouca vida social dos funcionários se passa geralmente em função do trabalho, mostra o quanto contatos são importantes, como os estagiários são vistos pelos demais e como os mesmos trabalham lá. Foi possível compreender o funcionamento da impressão dos jornais.
É perceptível a diferença entre dois jornais, principalmente em termos de organização, entre o jornal em que tudo se passa e o grande jornal da cidade, mesmo ambos sendo jornais diários. O local do Jornal em questão é grande, com divisórias, porém facilmente perceptível o alto nível de desorganização do mesmo, contrário ao outro jornal que podemos perceber no filme.
O chefe de redação não tinha horário para sair do jornal, quase não dormia, vivia à base de cafeína. E mesmo o chefe de redação apontando seus problemas pessoais e explicando-os com justificativas plausíveis, o chefe geral não se importava se ele seria pai e por isso precisaria de um aumento já que teria mais gastos ou diminuir sua carga horária para ter algum tempo para a família. Mostrou também os colunistas, mas sem dar enfoque, apenas mostrando que os mesmos existem, e inclusive o colunista em questão mostrado pelo filme, não fazia nada a maior parte do tempo, a não ser no momento em que possuía o contato de um policial muito importante para a reportagem central, que teria sua manchete na capa, mas sua função como colunista não foi demonstrada no decorrer do