A importância da diversidade de textos, em nosso cotidiano”
“Leituras - A importância da diversidade de textos, em nosso cotidiano”
“uma prática que tem a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente”. (Introdução aos PCNs, Brasília, MEC/SEF, 1997,p.45)
Sabemos que a escola deve propiciar ao aluno informação e contribuir para a sua formação. Pois informar é o objetivo da escola enquanto facilitadora da aprendizagem, proporcionando ao aluno situações para que ela ocorra, como acesso a textos, dados, fatos e outros materiais. Ao interferir neste processo de formação do educando, escola/professor fornece recursos para que ele seja capaz de estabelecer juízo de cada valor, tomar decisões por si mesmo e conhecer seus direitos e deveres; enfim, para que exerça sua cidadania.
PROBLEMÁTICA A SER DESENVOLVIDA Escrevo. E pronto. Escrevo porque preciso preciso porque estou tonto, Ninguém tem nada com isso. Escrevo porque amanhece, e as estrelas lá no céu lembram letra no papel, quando o poema me anoitece A aranha tece teias O peixe beija e morde o que vê. Eu escrevo apenas. Tem que ter por quê? Paulo Leminski “... a língua é um instrumento de signos históricos e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. Assim, aprendê-la é aprender não só as palavras, mas também ou seus significados culturais e com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio social infundadas e interpretam a realidade e a si mesmos”.