Projeto multidisciplinar1
O tema proposto abordará assuntos como responsabilidade social e educacional, valores humanitários, cultura, educação e, sobretudo, as diferenças de cada indivíduo.
Ultimamente as questões relacionadas à diversidade de gênero e desigualdades, como todas as formas de preconceito tal como o Bullying, vem acontecendo nas escolas, no trabalho, nas famílias, nas universidades e na sociedade em geral, os meios de comunicação sempre usaram mascaradamente algumas formas preconceituosas contra negros, loiras, portugueses, homossexuais e outros; agora também a internet serve como veiculo de propagação dessa forma de preconceito. Sendo que todas as formas aparentemente inocentes podem danificar toda a vida de um individuo.
A diversidade embora presente no nosso dia-a-dia é pouco trabalhada no ambiente escolar; e nem sempre alunos, pais e educadores sabem como agir ao se deparar com situações de desrespeito e preconceito ao que é diferente. Às vezes o que parece uma brincadeira é uma atitude de extremo desrespeito, onde o indivíduo alvo não consegue agir contra essas atitudes e isso vai gerando um grande mal-estar tanto no indivíduo quanto no grupo.
Diante desta realidade, este projeto propõe como trabalhar para vencer e prevenir situações preconceituosas e desrespeitosas no cotidiano escolar.
OBJETIVOS DO PROJETO
1. Objetivos Gerais:
Conscientizar alunos e professores a importância de se trabalhar as diferenças no cotidiano escolar, como forma de transformação de valores e atitudes que levem uma relação harmônica entre homem, mulher, brancos, negros, amarelos, magros, gordos, deficientes físicos, homossexual e heterossexual. Garantindo, assim, uma comunidade não discriminatória e que não haja estereótipos de raça, etnia e gênero.
2. Objetivos Específicos:
a) Envolver a comunidade escolar elaborando trabalhos, teatros, musicais contra atitudes preconceituosas;
b) Trabalhar a auto-estima;
c) Estimular a participação coletiva;
d)