trabalho
Antonia Brito Rodrigues *
Claudia Arcanjo Otaviano **
Resumo
A ciência geográfica estuda o conjunto de fenômenos e formas de organizações num determinado espaço da superfície terrestre. Espaço onde a natureza e a dinâmica social se integram, marcam e definem paisagens. A organização deste espaço pressupõe não só um aprofundamento teórico, mas também um contato direto e investigador - observar, identificar, reconhecer, localizar, perceber, compreender e analisar o espaço geográfico e a dinâmica de sua organização - por meio do trabalho de campo. Por isso mesmo, pode-se dizer, que o trabalho de campo é um instrumento didático-pedagógico do ensino da ciência geográfica. Neste estudo destaca-se a importância desse recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem e apresenta-se um conjunto de orientações para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de campo.
Palavras-Chave: trabalho de campo, procedimentos metodológicos, ensino de geografia
INTRODUÇÃO e objetivos
A abordagem sobre trabalho de campo em seu sentido mais amplo, torna-se uma tarefa difícil, em virtude da escassa bibliografia existente, principalmente, em termos de literatura mais atualizada. A maioria dos estudos anteriores refere-se preferencialmente às técnicas utilizadas, sem mencionar questões relevantes a respeito do trabalho de campo, enquanto método de ensino.
Normalmente questões como: percepção do aluno em relação a realidade, o conhecimento prévio dos conteúdos etc, são pouco debatidas, carecendo de uma discussão mais ampla, no sentido de valorizar este recurso nos níveis de ensino fundamental e médio, onde este método torna mais concreto os conteúdos aprendidos e apreendidos.
O trabalho de campo pode ser implementado desde as séries iniciais do ensino fundamental como recurso aos professores de Geografia, História, Ciências e outras disciplinas, partindo-se da idéia de produção
do conhecimento