Texto sobre cidadania
Desde seus primórdios, a cidadania que deveria ser um direito de todos, vem sendo privilegiada apenas a um pequeno e seleto numero de pessoas, geralmente aquelas das quais detém maior poder econômico ou em um passado mais distante, aquelas pessoas pertencentes a famílias nobres. Com o Tempo, a cidadania vem se expandido e abrangendo um maior numero de pessoas, as mulheres que antes não detinham quaisquer direitos de cidadania ou de participar ativamente da vida publica e política, vem ganhando esse direito aos poucos, e aquele consentimento de cidadania dos poucos vai gradativamente ficando no passado.
Muito se evoluiu desde o nascimento da cidadania, evolução esta que não se deu de forma passiva, para se chegar neste nível de “igualdade” que hoje vivemos, muitos homens, mulheres e até crianças morreram heroicamente em busca de uma vida melhor e mais igualitária para gerações futuras. Diante de tantas perdas, hoje a cidadania é mais do que um direito de todos, é também uma obrigação das pessoas decidirem o futuro do país e da humanidade, tomando decisões político-administrativas e tendo participação em órgãos públicos.
No Brasil a cidadania conceitualmente é bem ampla abrangendo assim vários direitos as pessoas, mas na pratica, esses direito não são exercidos com plenitude. A população que deveria decidir os rumos do país de uma forma inteligente e consciente, hoje devido muitas vezes a falta de educação e/ou precisão econômica são facilmente compradas por políticos corruptos que ao chegar no poder deixam de garantir direitos básicos de um cidadão, e passam a atuar na gerencia do país apenas com intuitos pessoais. Por estes e outro motivos a cidadania hoje no Brasil é boa comparada a gerações passadas, mas ainda tem de evoluir muito para chegar a um ideal no futuro.