TEXTO REFLEXIVO
O texto traz conceitos claros de avaliação e elementos que comprova sua importância para todo o processo de ensino e aprendizagem. Permite ao professor oportunidades de comprovar se os seus métodos têm permitido que o aluno avance na aprendizagem. Sua finalidade vai além de simplesmente verificar os acúmulos de aprendizagens nos alunos, como se ele fosse o único sujeito envolvido nesse processo que devesse ser avaliado, possibilitando uma análise crítica da atuação do docente e do contexto escolar, propiciando o sucesso de todos os sujeitos envolvidos, contribuindo dessa forma para a construção de processos justos de educação.
Segundo a autora “a avaliação também tem como pressupostos oferecer ao professor oportunidade de verificar, continuamente, se as atividades, métodos, procedimentos, recursos e técnicas, que ele utiliza estão possibilitando ao aluno alcance dos objetivos propostos” (p. 24). Verificamos na citação elementos pertinentes do planejamento ao qual o professor deve ter domínio afim de que suas aulas cumpram com seus objetivos. Ao elaborar um planejamento, deve antes de tudo avaliar o contexto no qual a turma está inserida. Saber utilizar de diferentes métodos e recursos em momentos, situações e contexto adequados é característica do professor que avalia constantemente os seus alunos e sabe adequar a sua aula de acordo com as necessidades, potencialidades de limitações de cada um.
Saber ministrar uma aula não está condicionado aos métodos e recursos que um professor utiliza, mas sim em saber quando usar e como usar. Isso se dá através da avaliação, tanto diagnóstica, formativa ou somativa. Entende-se que todas elas têm um tempo determinado para ser utilizada, mas ambas tem a mesma finalidade, que não é de reprovar ou apontar para o aluno o seu fracasso escolar, mas sim para que todo o sistema educacional se comprometa