Texto Port
DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA: uma leitura em dança
Flavia Pilla do Valle favalle@terra.com.br Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Dança e Educação Física da ULBRA , Canoas/RS
Doutoranda em Educação pela UFRGS na linha de Pesquisa Arte, Linguagens e Tecnologia
Resumo: Este estudo reflete sobre uma leitura de dança, articulando com o processo de construção coreográfica. A coreografia analisada foi Caracóis, do espetáculo Sons da Ditadura, realizado no ano de 2007. A coreografia foi dançada pelo Grupo Experimental de Dança e cantada pelo Grupo Vocal, ambos vinculados à Universidade Luterana do Brasil, em Canoas/RS. A pesquisa em questão não ateve sua leitura apenas no resultado final da obra, pois o propósito foi articular as leituras, vendo semelhanças e diferenças dos sentidos construídos dos envolvidos, durante o processo de criação.
Essa escolha deu-se porque é possível identificar um ponto comum aos processos de criação em artes cênicas, que são uma rede de relações permanentes. Isto é, a experimentação prática, os ensaios, as próprias performances em si é que geram e configuram signos que se relacionam, interagem e geram outros, em um jogo amplo e criativo entre expressão, conteúdo e sentido. A pesquisa foi um estudo de campo, em que se acompanhou ensaios durante o processo de montagem, performances durante o ano e se registrou a coreografia em vídeo para fornecer uma base de imagens. Também se indagou sobre fatos relativos à montagem da obra artística, através de entrevistas, relatos e observações participantes. Os resultados foram analisados sob três categorias.
A primeira fez uma leitura da dança a partir das teorias da semiótica. A segunda discutiu a dança como produto artístico da contemporaneidade. A última analisou a dramaturgia da dança.
Palavras-Chave: Dança. Processo Criativo. Arte Cênica. Semiótica. Dramaturgia da Dança.
Abstract: This study reflects about a dance reading, connecting to a process of