Texto não verbal
Serra Pelada e a polícia militar” do fotógrafo Sebastião Salgado 1986) . plano de conteúdo: disputa / conflito disputa : autoridade x trabalhador / opressor x oprimido trabalhador / oprimido: representado pelo homem à esquerda da foto que possui as vestimentas rasgadas e velhas, denunciando as condições de trabalho na mina de Serra Pelada em 1986. Na imagem, este trabalhador segura o cano da arma que está apontada para ele, em atitude de imensa coragem. autoridade / opressor : representada pelo homem à direita, que veste uniforme militar e que mantém a arma em punho apontada para o trabalhador. A imagem da disputa lembra um `cabo de guerra` , atividade esportiva na qual duas equipes competem entre si em um teste de força. Neste caso, a arma estaria no lugar da corda.
A valorização do conteúdo da foto é crítica, pois retrata imensa insatisfação que gerou a revolta retratada, onde o trabalhador tomado de intensa coragem segura o cano de uma arma apontada para si, em atitude de resistência e oposição a ordens superiores, ali representadas pelo policial militar que aponta a arma.
Denuncia claramente as condições de trabalho desumanas enfrentadas pelos trabalhadores da região onde ocorreu o maior garimpo do mundo, resultando em um conflito com as autoridades locais.
No plano da expressão o estilo é pictórico, apesar da imagem evidenciar a disputa entre trabalhador e policial ela foi retratada em preto e branco, que reforça a idéia de oposição: luz e sombra.
Analisando a imagem de cima para baixo, se observa que a luz ao fundo destaca os integrantes da foto, criando uma unidade dos mesmos pela sombra, que nos leva a concentrar a atenção e a