TEXTO NET
COM A POLÍTICA EDUCACIONAL
Janssen Felipe da Silva – CAA/UFPE
Introdução
No primeiro momento deste trabalho discutimos as ideias de cinco epistemólogos da Avaliação Educacional (Tyler, Cronbach, Scriven, Stufflebeam,
Stake) que servem de base para construir a Perspectiva Formativa Reguladora (SILVA,
2012) de Avaliação Educacional de Políticas Públicas no âmbito educacional. No segundo momento focamos a discussão da Avaliação Educacional de políticas públicas no âmbito educacional.
O que motiva escrevermos este texto é o fato da temática da Avaliação
Educacional ter uma importância expressiva no presente contexto de reforma e alinhamento do sistema educacional em todo mundo (AFONSO, 2001; 2002) aos interesses de uma sociedade de mercado a nível global. Uma das principais políticas da dinâmica de reestruturação dos sistemas educacionais vem sendo as que estão ligadas a área da Avaliação. No Brasil desde 1995 com a criação do Exame Nacional de Curso ocorre um aperfeiçoamento do sistema de avaliação da educação brasileira1.
As Bases Teóricas da Avaliação Educacional
Essa parte iniciamos por Ralph Tyler que constrói o primeiro método sistemático de Avaliação Educacional, dando início a sua consolidação como campo teórico e prático da Educação a partir da discussão da construção e da implementação do currículo escolar. Tyler lançou “las bases del primer método sistemático de evaluación (...) lo que más tarde se convirtió en el método “dirigido por objetivos”, para desenrollar y controlar organizaciones o ciertos aspectos de las organizaciones”
(STUFFLEBEAM; SHINKFIEL, 1996, p. 95).
Através da preocupação com a qualidade do Currículo, Tyler investe em estudos sobre a Avaliação Educacional, desta forma, a discussão sobre este campo teórico está estreitamente imbricada com o debate sobre Currículo. Por conseguinte, este autor contribui para a construção das bases destas duas disciplinas do campo da Educação.
Para Leite,