Texto Literário sobre produção e sustentabilidade
Senhor Gerson Anthunes e Coronel Germano Gregório são amigos e compadres, em uma tarde muito agradável conversavam a respeito da economia e do setor que escolheram para trilhar seus futuros, e dessa conversa bons frutos surgiram:
Gerson Anthunes – É compadre vi as noticias hoje pela manhã e notei que há uma grande tendência no mercado voltada para a sustentabilidade onde consumidores tendem a preferir produtos e alimentos que adotem essa pratica, pratica essa que vem sendo bem difundida entre os produtores de alimentos como a carne e leite, porem ainda muito pouco praticada pois os produtores ate querem aderir há essa pratica, mais não são bem assessorados ou reconhecidos quando as adotam, e muito menos remunerados pelos esforços de produzirem tais alimentos utilizando meios de sustentabilidade.
Cel. Germano Gregório - Mas aos poucos tenho certeza que esse mercado será muito bem explorado pelos produtores rurais, pois é uma tendência de manejo agropecuário que quando bem empregado nas propriedades rurais visam maximizar uma exploração das áreas da propriedade de maneira mais ecologicamente correta possível, mantendo uma integração de bem estar entre o homem a exploração da natureza. Eu mesmo já estou implantando em minha propriedade e estou muito satisfeito com os primeiros resultados.
Em alguns poucos mercados, o chamado “boi verde” já tem seu reconhecimento, pela qualidade da carne, maciez e sabor diferenciados e também pela sua qualidade nutricional, e em função disso um valor agregado à sua comercialização e um incentivo ao produtor rural para que cada vez mais possa produzir animais em pastagens nativas e/ou agregadas há um sistema de pastejo onde há a integralização ao bioma natural de cada região.
Gerson Anthunes – Que bom meu grande amigo, tudo isso é e será uma grande tendência de mercado, mas para que isso se transforme em realidade e que possamos conseguir um equilíbrio em todos os nichos da cadeia produtiva da carne ou do leite,