Texto formatar
Neste capítulo são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados para coleta e análise dos dados apreendidos nas habilidades envolvidas nos eventos de letramento científico, promovidos pela escrita e leitura de textos de ficção científica hard, em uma turma do primeiro segmento da EJA. Apresentamos também os instrumentos utilizados na pesquisa.
O capítulo se divide em seis partes. A primeira caracteriza a pesquisa e expõe os instrumentos de coletas de dados. A segunda trata dos princípios éticos. A terceira descreve a instituição pesquisada. A quarta descreve os sujeitos da pesquisa. A quinta trata da coleta e da organização dos dados. E a sexta apresenta os procedimentos utilizados para a análise dos dados.
2.1 – Considerações iniciais
Conforme foi dito anteriormente, diante de nossa preocupação sobre o desenvolvimento do letramento científico no primeiro segmento da EJA, nos deparamos com a seguinte questão:
“Como a escrita e a leitura de textos de ficção cientifica podem possibilitar o letramento científico no primeiro segmento da educação de jovens e adultos?”
Para responder a esta pergunta, buscamos analisar os processos de escrita e leitura de textos de ficção científica de estudantes do primeiro segmento da EJA. Por isso, consideramos adequado utilizar a abordagem qualitativa para desenvolver esta pesquisa.
Bogdan e Biklen (1982) discutem o conceito de pesquisa qualitativa apresentando cinco características básicas:
1) o ambiente natural é a fonte de dados, seu principal instrumento, possibilitando ao pesquisador o contato direto com o ambiente e a situação que está sendo investigada;
2) as informações obtidas na pesquisa qualitativa são pautadas na descrição de pessoas, situações, acontecimentos, depoimentos. Quanto mais detalhada for a descrição, melhor será a compreensão do problema que está sendo estudado;
3) a ênfase no processo em relação ao resultado ou produto faz com que o