Texto de oficina
A amizade é uma forma ímpar de relacionamento entre os seres humanos. Todos nós precisamos de amigos, pois sem eles não somos completamente felizes. As pessoas têm diferentes pensamentos, sentimentos e até valores fazendo com que a tarefa de encontrar amigos bons e leais se torne cada vez mais difícil. Devido a essas diferenças entre as pessoas, podemos classificar a amizade em duas categorias: superficial e verdadeira.
Uma amizade superficial decorre de elos fracos, os quais são facilmente desfeitos com a distância e com o tempo. Na maioria das vezes, sujeitos que se ligam por simples circunstâncias do cotidiano, por necessidade de convívio, tal como no trabalho ou na faculdade, estão suscetíveis a relacionamentos fadados à ruptura. Dada a fragilidade deste tipo de ligação, muitas vezes as pessoas são atingidas por atos de traição de falsos companheiros e abandonadas em momentos cruciais da vida.
Quando há uma amizade realmente verdadeira, é natural que exista uma relação de fraternidade muito forte. Amigos verdadeiros estão sempre dispostos a ajudar, independentemente das circunstâncias envolvidas. Por tal motivo, participam dos melhores e dos piores momentos vivenciados por um companheiro. Eles são bons, sinceros, verdadeiros e leais, razão pela qual são responsáveis pelos conselhos mais francos.
Temos vários amigos em nossas vidas, mas nem todos são verdadeiros, o que demonstra a necessidade de se proceder com bastante prudência na escolha dos mesmos. Assim, há que ser feita uma avaliação acerca do caráter e da idoneidade dos atos de quem se apresenta como um amigo verdadeiro, pois nem sempre estamos preparados para ser atingido por aquela pessoa de quem menos se espera uma atitude de hostilidade ou simples