Texto de divulgação cientifica - Transtornos Alimentares
Aquela famosa frase “Você é o que você come” só comprova fatos que sempre se mostraram a nós verdades. O fato de 1% a 4% de nossa população apresentar algum tipo de deficiência em seus hábitos alimentares, pode parecer nada preocupante por representarem uma parcela pequena de nossos colegas de planeta. Em contra partida, devemos nos atentar para o fato de que desses 1-4% a taxa de mortalidade resultante é de 5 a 20%, tornando nossos olhares um pouco mais minuciosos ao tratarmos de assuntos delicados como esse.
Quando iniciamos o assunto “transtorno alimentar” automaticamente pensamos, em maioria, em mulheres e garotas que apresentam certa insatisfação com seu corpo e por isso fecham a boca, ou abrem-na demais (no caso da bulimia), porém, devemos nos atentar aos dados que nos oferecem: 15 a 20% dos casos de bulimia e anorexia ocorrem em homens, o que se torna a cada 5 casos, 1 ser do gênero masculino. No caso da obesidade os números estão par a par: 13,9% mulheres e 9,8% homens. O que devemos voltar nossa atenção, não é para os números que temos hoje, mas sim para os números que teremos daqui um ano ou uma década, números que com o passar do tempo, infelizmente só tendem a aumentar.
Anorexia e Bulimia
Sendo 90% dos casos apresentados em adolescentes ou mulheres na faixa etária de 12 a 20 anos, a anorexia consiste na busca incansável pela perfeição resultando numa perda de peso muito grande em um curto espaço de tempo. A bulimia, já consiste em métodos, não para atingir a perfeição, mas, em geral para fazê-la permanecer.
-44958042418000Diversos fatores presentes em nosso dia-a-dia contribuem para a existência desses problemas em nossa população, muitos deles vistos por nós de forma comum: a mídia e o estresse.
3787140189484000Em nossa sociedade, atualmente capitalista, estamos acostumados com a existência de padrões o quais devemos estar a todo instante lutando para nos encaixarmos. A anorexia consiste em querer se