Anorexia
Introdução
Os transtornos alimentares são aqueles que têm como características marcantes a perturbação no comportamento alimentar. Abordaremos a Anorexia e a Bulimia, Anorexia Nervosa e Anorexia Atípica, Bulimia Nervosa e Bulimia Atípica.
Nos últimos anos os transtornos alimentares tiveram crescimento considerável, fato que pode estar relacionado com uma inadaptabilidade do sujeito ao meio apresentando vulnerabilidade por influencias dos interesses econômicos, como a indústria do emagrecimento e os meios de comunicação, que vendem a imagem de que para ter um corpo perfeito é necessário ser magro.
A ingestão de, mais de duas vezes por semana, um grande número de alimentos num curto espaço de tempo, e se ainda esses episódios ocorrerem a três meses, sendo como prática usual de meios não muito adequados para não apresentar ganho de peso como: vômito induzido e uso de purgantes (laxantes e diuréticos), prática de ginástica excessiva, pois há uma extrema preocupação com sua forma física. O diagnóstico certamente será de Bulimia.
O termo anorexia vem do grego, significando falta de apetite. O termo passou a ser visto como errôneo, pelas características apresentados nos indivíduos portadores do transtorno, tendo em vista que a falta de apetite é rara, pois o sujeito desenvolve um controle sobre a fome negando-a ou fazendo uso de substancias ou artifícios a fim de mascarar uma necessidade básica que está hoje muito mais pautado na questão da subjetividade, pois a comida ganhou status de consumo e com apelo visual presente na manipulação dos alimentos direcionados pelos meios de comunicação.
A síndrome foi identificada como entidade clínica em 1868, por Gull e Lasígue, apesar de Ter sido descrita em