Texto de Bauman
APRENDENDO A PENSAR COM A SOCIOLOGIA
Palavras-chave: Sociologia. Senso comum. Ações Humanas. Desfamiliarização.
O texto de Bauman tem uma linguagem de simples entendimento e faz a distinção entre a sociologia e as ciências do senso comum, ressaltando sua complexidade e sua importância para a sociedade.
“A sociologia, nesse sentido, é um espaço de atividade continua que compara o aprendizado com as novas experiências e amplia conhecimento, [...]” (Bauman, p.12).
A objetividade não é, de fato, o que caracterizaria a sociologia. O autor nos dá o exemplo do leão. Afinal, o que é um leão? Prontamente nos vem a imagem dessa palavra e correlacionamos aos conceitos que conhecemos sobre esta palavra. Porém para a sociologia a simples ligação entre palavras e objetos não é o suficiente, precisando de um aprofundamento através das perguntas sobre o objeto em questão e da sua diferenciação de outros objetos. Nesse sentido, essa disciplina se diferencia das outras próximas a ela pelo acumulo de conhecimento, dado pela investigação das ações humanas, de modo a entender o mundo ao nosso redor. Contudo, a sociologia não está separada da química, da física, da biologia, da economia, da ciência política. Apenas se diferencia por ter uma observação mais ampliada das ações humanas.
“Aprender a pensar com a sociologia é uma forma de compreender o mundo dos homens que também abre a possibilidade de pensá-lo de diferentes maneiras.” (Bauman, p.17) Os conceitos inquestionáveis e intocáveis de uma sociedade, muitas vezes tidos como verdade básica estão diretamente ligados à sociologia. Bauman (p.20) afirma que, as ações humanas e as interações que os sociólogos estudam já receberam nomes e já foram analisadas pelos próprios atores, e, dessa maneira, são objetos de conhecimento do senso comum. Este, que não chega a ser uma preocupação para físicos, químicos, astrônomos. Pois os assuntos que permeiam suas especialidades não são objetos