Fichamento texto Bauman, Zygmunt. “Que oportunidade tem a ética no mundo globalizado dos consumidores?” IN A ética é possível num mundo de consumidores
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Psicologia- 2013/1
Ética
Prof. Márcio César Ferraciolli
Ficha de Leitura
Aluno: Rogério Fernandes Machado
Período: 3º turma B Data: 07/06/2013
1) Referência Bibliográfica
Bauman, Zygmunt. “Que oportunidade tem a ética no mundo globalizado dos consumidores?” IN A ética é possível num mundo de consumidores? / Rio de Janeiro : Zahar, 2011.
2) Informações Gerais
- Objetivos do capítulo: O presente capítulo tem como objetivo demonstrar os efeitos do consumismo e do capitalismo na atual sociedade, assim como também suas influências na ética e moral da sociedade.
-Como o texto está organizado: Primeiramente há uma introdução acerca de como diferentes autores discutiram as relações de amor ao próximo e suas divergências com relação à natureza do homem, considerando amar o próximo a norma mais difícil de se alcançar. Em seguida é discutido o conceito de amor-próprio. Em seguida é discutida a ideia de ressentimento. Então é dado foco ao tema principal deste capítulo, o consumismo em relação à ética. É citado o consumismo ostensivo, a atual sociedade e sua relação com o consumo, como o consumo mudou a personalidade e interação entre as pessoas. Por último o fenômeno da globalização é discutido, juntamente com os problemas sociais gerados por este.
Ideias centrais:
Primeiramente o texto mostra como ao mesmo tempo na sociedade, tanto em questão de religião quanto em questões ética, tem-se como fundamento guiador o lema “ama teu próximo”. Porém seguir tal lema é considerado uma das coisas mais difíceis que o ser humano pode ser capaz de fazer, algo totalmente contra a natureza original do homem, e que, não se vê em características nos animais irracionais.
O conceito de amor próprio é demostrado, mas é desvinculada do conceito de sobrevivência. O autor diz que se amamos à nós mesmos, é porque acreditados que temos características que