Texto Crítico Reflexivo
Analisando todas as informações apresentadas nos artigos, chega-se à conclusão de que o período da adolescência é muito mais complexo do que se pode imaginar, e essa complexidade se baseia à fatores desde físicos até psicológicos.
Numa visão física, o adolescente precisa adquirir uma visão positiva de si mesmo para manter sua autoestima positiva, mas isso nem sempre acontece, já que essa positividade em relação a sua aparência depende de muitos fatores que vão influenciar diretamente na forma como esse jovem se vê, se compreende e forma uma conclusão sobre si. Entre os fatores determinantes destacam-se a opinião expressada pelos pais, desde a infância, sobre a aparência do filho que já cresce com a idéia estabelecida de que é considerado atraente ou não, e isso vale também para as críticas negativas, ou seja, se a criança cresce ouvindo dos pais, críticas à respeito de sua aparência, como sobrepeso, por exemplo, a chance de se tornar um adolescente inseguro e com baixa estima é bem maior.
Ainda nessa perspectiva, destacamos como fatores de influência, a opinião e/ou comparação de amigos próximos, namorados e pares que possam se formar entre si, essa opinião com relação a aparência do adolescente é de extrema importância para a sua auto conclusão, principalmente quando vêm de pessoas próximas, como amigos, namorado, etc.
A sexualidade no período da adolescência também é um fator causador de muitas indagações aos jovens, aparentemente falando, as meninas, de início, sentem mais essa fase pela mudança nítida que adquirem no corpo, e as comparações com as demais colegas e as dúvidas são cada vez mais constantes. A insegurança com relação a sua aparência, agora diante do sexo oposto se torna mais evidente levando essa adolescente a fazer conclusões à seu próprio aspecto físico. Embora, aparentemente em menor intensidade, os meninos também sentem esse período da puberdade e mesmo que demonstrem menos que as meninas, também se questionam a