Texto comparativo entre Globalização e Globalização da economia, exclusão social e instabilidade
Nos dois textos o assunto principal é a globalização, onde fala sobre seus benefícios, ou melhor, as suas vantagens e desvantagens.
A globalização afeta todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
No primeiro texto, “Globalização“, para o autor Eduardo Freitas a globalização é a fase mais avançada do capitalismo.
O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta. (FREITAS,E. de)
Segundo Freitas, a globalização ocorreu devido a dois fatores:
Fluxo comercial;
Inovações tecnológicas
Com a globalização tudo ficou muito mais rápido, a capacidade dos transportes, seja de mercadoria como de informação. Nas décadas passadas para uma informação da Europa chegar até o Brasil demorava meses e hoje a noticia é divulgada em tempo real. Isso é uma das vantagens da globalização. Realmente Freitas estava certo quando disse que a globalização é a fase do capitalismo mais avançado, pois com esse novo estagio que o capitalismo alcançou obteve muitos benefícios para as empresas e uma evolução tanto das empresas quanto do transporte, além de facilitar as transações comerciais.
Para o mercado, a globalização ajuda nas transações econômicas entre os países, devido a praticidade e a agilidade, fazendo com que tudo fique em tempo real, desde a comunicação até a modernização dos transportes para importações e exportações do país.
Para Eduardo de Freitas “a globalização é