Texto Claudia
Habituados à abordagem de textos literários, os estudantes, ao encarar os textos científicos ou filosóficos, encontram dificuldades, logo julgam incapazes, e o desânimo e o desencanto, o pensamento de que não vai conseguir intender o texto lindo. Os textos de filosofia na verdade apresentam obstáculos específicos, mas nem por isso e insuperável, os textos requer uma sequencia de raciocínio, para entender a mensagem do autor.
Em textos filosóficos e científicos a exposição das teorias, onde o raciocínio e quase sempre dedutivo, a imaginação não e de grande valia, neste caso conta se então somente com a possibilidade da razão reflexiva, o que exige muita disciplina intelectual, para que a mensagem tenha o devido proveito, que não simplesmente ler por ler.
E preciso criar condições de abordagem e de inteligibilidade do texto, para que a leitura de um texto com assuntos abstratos torne uma leitura fácil, agradável, e proveitosa.
Veremos algumas considerações para encaminhar a compreensão dos trabalhos científicos.
- A comunicação se da quando a transmissão de uma mensagem entre um emissor e um receptor.
- O emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor, esta é a teoria da comunicação.
- Considera-se o emissor como uma consciência que transmite uma mensagem para outra consciência que é o receptor.
- A mensagem ser elaborada para consciência que será igualmente assimilada para outra consciência (pensada e depois transmitida).
Assim sendo, o texto linguagem significa duas consciências que se comunicam. Ele é o código que cifra a mensagem. Ao escrever o texto o autor (emissor) codifica sua mensagem, uma vez já pensado, direcionada ao seu leitor (receptor), completando assim a comunicação.
O leitor em suas condições pessoais e culturais põe em riso a objetividade da comunicação, por isso se faz necessários certas preocupações que garantam maior grau de objetividade na interpretação.
A seguir