Texto breve sobre atitude
Johnathan César de Sousa Costa
Atitudes são sentimentos pró ou contra pessoas e coisas com quem entramos em contato. As atitudes se formam durante nosso processo de socialização. Que tem como componentes o cognitivo que é para que se tenha uma atitude em relação a um objeto é necessário que se tenha alguma representação cognitiva desse pensamento, tem o afetivo que é definido como sentimento pró ou contra um determinado objeto social e o comportamental que é as atitudes sociais criam um estado de predisposição à ação, que quando combinado a uma situação específica desencadeante, resulta em um comportamento. Festinger e Heider afirmam que os três componentes devem ser internamente consistentes. Estudos demonstram que é maior a correspondência entra atitude e comportamento quanto maior o interesse pessoal envolvido no assunto sobre o qual versa a atitude.
E valores são categorias gerais dotadas também de componentes cognitivos, afetivos e comportamentais diferem das atitudes por sua generalidade, uns poucos valores podem encerrar uma infinidade de atitudes.
As atitudes têm como função ajudar categorias gerais dotadas também de componentes cognitivos, afetivos e comportamentais diferem das atitudes por sua generalidade, uns poucos valores podem encerrar uma infinidade de atitudes. Determinados tipos de personalidade levam ao surgimento de certas atitudes. Adorno e outros (1950) descreveram o que chamaram de personalidade autoritária.
No principio do equilíbrio Heider publicou que em se tratando de duas pessoas, se o sentimento recíproco entre as mesmas são idênticos, haverá uma situação harmoniosa segundo Heider. Ele postula que tendemos a situações de equilíbrio. Tal não quer dizer, porém, que equilíbrio prevaleça sempre em nossas relações interpessoais; Heider afirma que é na hipótese de equilíbrio não ser atingido e a pessoa não puder mudar a situação equilibrada, ela experimentará