TEXTO BASE PARA APRESENTA O
A construção do comportamento alimentar tem o seu início na gestação com a exposição do feto aos sabores, por meio do liquido amniótico. Após o nascimento acontece à adaptação via leite materno. Somente por volta dos seis meses, que se iniciam os experimentos de novos sabores.
A alimentação durante a infância, ao mesmo tempo em que é importante para o crescimento e desenvolvimento, pode também representar um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças. Portanto o período escolar apresenta um grande desafio em termos de Educação nutricional, pois além de ser o período no quais as ações educativas são mais bem aceitas pela criança, é o período em que ela pode apresentar queda do apetite, devido a sua mudança de rotina.
Mas é justamente nesse período escolar, que as preferências por alguns alimentos começam a ser determinada. É uma fase que requer muita atenção, porque a alimentação da criança passa a ser influenciada pelo seu meio de convívio.
Se as pessoas ao seu redor não adotam um comportamento alimentar saudável, consequentemente essa criança também não constituirá um comportamento alimentar rico em nutrientes. É importante ressaltar que as crianças são observadoras e não adianta eu obrigar a criança comer vegetais, legumes, frutas... Se eu não como.
Leitura da citação(Ramos e Stein)
Sistematização da citação:
Assim sendo, a escola é o espaço ideal e favorável para que a criança construa o seu comportamento alimentar de forma saudável, sensibilizando a criança para a mudança de hábitos e atitudes alimentares que muitas vezes é prejudicial a sua saúde. De maneira que ela possa perceber os benefícios dessa alimentação saudável para o desenvolvimento e funcionamento do seu corpo.
Mas para que isso aconteça é preciso ter profissionais comprometidos com um ensinar que ultrapasse os muros da escola. Que veja a criança na sua totalidade de ser, repensando e transformando suas práticas pedagógicas.
Como salienta Pietruszynski