Texto Aula 01 e Aula 02 Introdu o
AULA 01
INTRODUÇAO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profª Me Cláudia Cibele Bitinger Cobalchini
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ao nos remetermos à Psicologia, é raro que alguém não possua alguma ideia prévia sobre algum tema relacionado. Podemos ter ouvido numa situação de saúde, quando fora necessário buscar auxílio para um acompanhamento psicoterapêutico ou uma avaliação psicológica; ou quando participamos de alguma seleção profissional para uma vaga de emprego, com a resposta a uma entrevista, aliado à execução de um teste psicológico, ou participação na aplicação de uma dinâmica de grupo; ou ainda conhecemos quem necessitasse de um auxílio diante de dificuldades de aprendizagem; ou quando estamos em processo de habilitação da carteira de motorista... Enfim, não é incomum hoje que recorramos a um profissional da psicologia em vários contextos.
Mas o que é que a Psicologia estuda? Historicamente, a Psicologia descende da Filosofia, isto é, dentre as perguntas originadas nesta área de conhecimento, já se faziam as referentes ao que constitui o homem enquanto distinto dos demais seres, sua capacidade de reflexão e ação sobre o mundo, já era denotada como diferente de outras formas de existência. Assim, a Psicologia passou a se questionar, segundo a etimologia da palavra, sobre a Psique (em grego, representado pela letra psi Ψ), que significa “sopro” de vida, o mesmo que alma. Ou seja, a alma, a psique era o que dava ao homem características próprias e à psicologia a área de estudo.
Somente em 1879 fora criado o primeiro laboratório de Psicologia, em
Leipzig, Alemanha, por Wilheim Wundt, considerado o fundador da Psicologia
Experimental, em virtude de procurar utilizar o método científico para o estudo de processos mentais, dando status de ciência a um tema associado ainda muito à
Rua Caetano Marchesini, 952 ● Portão ● Curitiba/PR ● Tel. (41) 3521 2727
1
filosofia.
A partir de então, vários outros pesquisadores passaram a tentar
sistematizar