Texto apsus saúde da mulher
O município trabalha há muitos anos a Saúde da Mulher através da coleta de exame preventivo e do planejamento familiar. Colombo foi o primeiro município da região metropolitana a implantar a Coordenação de Saúde da Mulher, o que ocorreu em 2008. Esta coordenação localiza-se no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
O Programa de Saúde da Mulher em Colombo divide-se em várias estratégias de acompanhamento, dando cobertura a todas as faixas etárias e situações específicas vividas pela mulher. Dentre elas podemos citar:
* Planejamento Familiar – Contribui para a escolha de métodos anticoncepcionais, na forma de palestras mensais, com orientações sobre a utilização e a avaliação de possíveis efeitos colaterais. As mulheres recebem gratuitamente os seguintes benefícios: inserção de DIU, fornecimento de anticoncepcionais orais, injetáveis, minipílulas e preservativos masculinos e, quando solicitado são encaminhadas para laqueadura tubária e os homens para vasectomia.
* Coleta de Exame Preventivo – Previne o câncer de colo de útero em mulheres de todas as faixas etárias, através da coleta periódica do exame preventivo possibilitando o diagnóstico precoce desse câncer ou de qualquer outra alteração. E os exames com resultado alterado são inseridos e acompanhados por um sistema de informação – SIS-COLO (Sistema de informação do câncer de colo de útero). Através deste sistema possibilita o acompanhamento e busca ativa se necessário de mulheres com exame preventivo alterado para câncer de útero.
* Realização de Mamografias – Exame realizado para detecção precoce do câncer de mama. E, para acompanhar estes exames há um programa – SIS-MAMA – que foi implantado em 2009 pelo Ministério da Saúde. O objetivo deste sistema é identificar e encaminhar a serviços especializados. Este possibilita o controle do acompanhamento da mulher que tem mamografia com algum tipo de alteração para o diagnóstico e encaminhamento para aos serviços especializados no