Texto 5 Filosofia 1
PROFESSOR: ADEMAR BOGO
CURSO: FILOSOFIA
TURMA: 1º B
TEXTO 5 – EXERCÍCIO
1.
INTRODUÇÃO
A palavra política é empregada de diversas formas no dia-a-dia, tratando da política relacionada ao modo de pensar e/ou agir, na política de liderança, de uma escola, de uma casa, enquanto meios de disputa do poder interno. Existem também os termos pejorativos da política, quando relacionada às corrupções e violências associadas à falsa politicagem que predomina interesses individuais sobre os coletivos.
O PODER
Sabe-se que para direcionar a política, é levar em consideração fundamentalmente o poder, na qual é apontada como a capacidade de produzir efeitos de forma individual ou em grupo, podendo então ser dividido em duas partes: O daqueles que exercem o poder e aqueles que o poder é exercido.
PODER E FORÇA
O meio de controle do poder é a força, instrumento esse necessário no exercício do mesmo. É comum pensar-se somente em força física ou de violência, sendo que na verdade estes são apenas um dos vários tipos de força. Assim força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, não é sempre um revólver apontado para alguém, pode ser charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão.
ESTADO E PODER Nas diferentes formas de poder e força, a que interessa no momento relaciona-se com a política, em especial ao poder se estado que se conforma como a excelência do exercício do poder político. O estado se torna apto a aplicar leis, recolher os impostos, ter um exército próprio, a monopolização de serviços e o desenvolvimento do aparato administrativo.
O PODER LEGÍTIMO
Para o funcionamento de ordem na sociedade, o Estado não deve se concentrar unicamente na força, pois a mesma não é suficiente para a manutenção do poder. Portanto, o poder do estado precisa ser legítimo e ter a concordância daqueles que obedecem.
.
UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA Os povos atenienses foram os primeiros a conceituar