Portifolio Portugues
Ra;
PROFESSORA: Eunice Regina De Toledo
Atividade Portfólio
Disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino da Língua Portuguesa.
CHUPINGUAIA – RO
20.04.15
“Análise Fábula A Galinha dos Ovos de Ouro e o Homem e a Galinha”
Ao analisarmos a fábula de esopo “A galinha dos ovos de ouro”, na fábula a uma relação de posse estabelecida entre o homem algo maravilhoso “uma galinha que punha ovos de ouro”; na ação ocorre a decisão de matar a galinha por achar que dentro da ave havia só ouro; e no resultado, mediante a descoberta de não haver nada no interior da galinha que a fizesse diferente das outras galinhas, é colocada a moral do texto “perdeu até o pequeno lucro que ela lhe dava”. A fábula é finalizada com uma segunda moral em destaque, que reforça a anterior “Cuidado com a ambição. Contenta-se com o que já tens”.
Ao usar a galinha com um dom especial de botar ovos de ouro para tentar enriquecer o texto aconselha e critica os seres humanos defendendo que quem é ambicioso, por querer enriquecer rapidamente, acaba perdendo tudo, até “o pequeno lucro”.
Em “O homem e a galinha”de Ruth Rocha, um homem, assim como o personagem de Esopo, possui uma galinha que bota ovos de ouro. Era uma galinha comum que, um dia, passou a ter esse dom maravilhoso. A mulher, personagem que não encontramos na fábula anterior, deseja a riqueza, que também é percebida, a princípio, na reação do homem, pois ele fica contente.
Porém, ao contrario da primeira versão da fábula a ambição do homem não o leva a matá-la para enriquecer rapidamente, mas a explorá-la, economizando na alimentação da ave. O diálogo entre o homem e a mulher dá mais vida e cor à narrativa, pois revela o quanto o homem e autoritário e avarente, já que ele ordena que deixe a ave sem nenhum luxo a ela dado anteriormente.
No inicio comia pão-de-ló agora a galinha passa a ter que catar seu alimento no quintal. O que não interfere em sua produção, pois, mesmo